Pesquisa

 
 

Menu

 
 

Pastoral do Batismo 

batizado


O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

Missão: promover o Curso de Batismo para pais e padrinhos. Conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos.

Graça: Apaga o pecado original. Torna-nos filhos de Deus. É o nascimento espiritual.

Coordenadores: Adelaide

 

Inscrições e Prazos
As inscrições devem ser feitas no período de 1º. ao 15º. dia de cada mês. Quando o dia 15 acontece no domingo às inscrições são encerradas no sábado.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria paroquiail no horário do expediente semanal e dentro do prazo.

Limite: 10 crianças por Batismo

Dia para Batismo
Os batizados em nossa Paróquia acontecem nos primeiros domingos de cada mês, às 10h. Pedimos que os Pais e padrinhos cheguem meia hora antes do Batizado, ou seja às 9h 30min.

Preparação e Batismo de Crianças acima de 06 anos
As crianças com idade a partir de 06 anos devem ser introduzidas na Catequese Paroquial e ali serão preparadas para o Batismo.  

Preparação e Batismo de Adultos
No tempo da quaresma temos um tempo de preparação para os adultos, que serão batizados na Páscoa.

Transferências de Batizados
Os pais têm o direito de querer batizar seus filhos em outra paróquia, seja por devoção ao padroeiro da paróquia ou por outros motivos, porém é necessário que procurem na PARÓQUIA de sua residência, o documento AUTORIZAÇÃO PARA BATISMO FORA DA PARÓQUIA, onde preferencialmente devem fazer o curso preparatório para pais e padrinhos. De posse deste documento, certidão de nascimento da criança, nome completo dos padrinhos podem procurar a Secretaria da Paróquia Santo Antônio e efetuar a inscrição, obedecendo os prazos estabelecidos.

Quem pode ser Padrinho ou Madrinha de Batismo?
Os pais devem escolher para padrinho ou madrinha de seus filhos Católicos praticantes, pois os padrinhos são responsáveis para junto com os pais educarem a criança na fé. A idade mínima para ser padrinho é de 15 anos completos.    

Casais que não receberam o Sacramento do Matrimônio (não casaram na Igreja católica) não podem ser padrinhos. Pessoas que professam outra religião não podem ser padrinhos.